Uniort.e Ortopedia Especializada

10/07/2012

Estalos e barulhos de rangido nos joelhos são comuns?

Em geral, nosso joelho deve funcionar harmonicamente, sem dor ou barulhos. Estalos esporádicos podem ser normais, porém rangidos ou sensação de raspar (o que nós ortopedistas chamamos de crepitações) não são normais. Em geral pode ser algum sinal de problema na cartilagem articular.
A cartilagem articular é um tecido que recobre o osso na articulação (onde ocorre o movimento) e tem a função de permitir movimento sem restrição e sem dor. Quando sua consistência se altera (o que chamamos de condromalácia) aparece a crepitação e pode ter junto o aparecimento da dor. Ao menor sinal destes sintomas é importante procurar o especialista pois a cartilagem tem um potencial de cicatrização muito limitado e lento. Por isso a indicaçao é que se comece o tratamento imediatamente para potencializar os resultados.
No início dos sintomas o tratamento é fundamentado em medicações para cartilagem, analgésicos (se dor) e fisioterapia quando for necessário.

Fonte: Fernanda Bressan

Marcus Vinicius Danieli, Cirurgia do Joelho

« voltar

Perguntas e respostasPerguntas e respostas

  • 09/04/2014

    Bom dia, Quem sabe você consegue esclarecer algumas informações, ando bastante preocupada. Meu pai sofreu um acidente de moto. Quebrou a cabeça do fêmur, fratura exposta na coxa e na canela tudo do lado direito da perna. Colocou duas hastes intramedular e alguns parafusos para fixação do fêmur. E na canela foi apenas alinhado para a calcificação. O médico, depois de quatro dias da operação já recomendo usar aos poucos a muleta, sem colocar peso sobre a perna machucada. Ele disse que seria melhor, para calcificação, circulação do sangue, enfim. Esse procedimento, o uso das muletas tão perto da cirurgia traz riscos, é errado? Meu pai está andando pouco de muleta até pelas dores e inchaço. E ele vai conseguir depois andar normalmente? Abraço, Aline.

    Cara Aline, A recomendação de andar nos primeiros dias após cirurgia de fraturas do membro inferior é muito interessante. Ela evita rigidez...

  • 09/04/2014

    Por volta de 4 anos atrás eu fazia academia todos os dias e estava acostumada com essa rotina, até que fiquei um tempo afastada e quando voltei fiz a burrada de trocar de série, e fiquei com uma dor constante na parte superior dianteira da coxa e nas panturrilhas. Já fiz ultra e ressonância e nenhuma das duas acusaram problemas nos músculos ou nas articulações. Fiz exame físico para saber se era problema na coluna no consultório e também não era. Não sei mais o que faço, sinto muita falta de levar uma rotina com exercícios e se eu caminho muito ou subo uma escada por exemplo, sinto dores. Mas com o repouso elas melhoram. O que posso fazer? Voltar a academia aos poucos ajudaria a fortalecer os músculos ou não devo arriscar? Grata.

    Olá Jéssica, só com avaliação em consulta é possível esclarecer a sua duvida. Atenciosamente, ...

Veja todas as perguntas e respostas