Notícias

25/09/2019É normal sentir a mão e os dedos “formigarem”?

A parestesia, também chamada de formigamento ou dormência, é um sinal de alerta quando ocorre frequentemente nas mãos. É um dos sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo, patologia frequentemente diagnosticada nos consultórios de ortopedia. Dr. Marcello Tito, ortopedista especialista em mão, aponta que a doença é mais comum em mulheres acima dos 40 anos.

“A Síndrome do Túnel do Carpo acontece quando há a compressão do nervo na passagem pelo canal do carpo no punho. Não existe uma única causa definida, vários são os fatores que em conjunto determinam o aparecimento da doença”, afirma o especialista. Além da parestesia, os pacientes podem sentir ainda perda de sensibilidade nos dedos e perda de firmeza na mão.

Há alguns fatores de risco para a doença. “Menopausa e gravidez elevam as chances de ter a doença, neste caso associada às alterações hormonais. Doenças sistêmicas, como doenças reumáticas, diabetes, hipotireoidismo e obesidade também podem aumentar a chance do aparecimento da Síndrome do Túnel do Carpo”, cita Tito.

O tratamento da doença pode ser conservador ou cirúrgico. “Em alguns casos, fazemos uso de medicamentos e fisioterapia para amenizar o problema ou mesmo infiltração no punho. Casos graves têm indicação cirúrgica”, pontua.

Ele cita que há doenças de outras áreas da medicina que também podem ter como sintoma o formigamento repentino das mãos. “Formigamento associado a dor no peito, desmaio e alterações de comportamento e visão podem ser sinal de infarto. Doenças do sistema circulatório também podem ter este sintoma”, enumera.

Em linhas gerais, o formigamento surge quando um nervo é pressionado ou falta sangue em alguma região do corpo. Por isso às vezes sentimos isso durante a noite, por estar deitado em cima do braço por exemplo. Erro de postura também pode gerar a parestesia. O sintoma passa a ser preocupante quando não cessa.

Para elevar a saúde e a qualidade de vida é fundamental seguir os conselhos médicos. “É importante manter sempre uma vida saudável com boa alimentação e prática de exercícios para minimizar os riscos desta e de outras doenças. Outra orientação é fazer pausas a cada 2 horas para alongar os músculos e tendões dos dedos, punhos e braços quando estiver à frente de um computador, além de sentar-se corretamente. Ao sinal de formigamento, busque ajuda médica”, orienta Dr. Marcello Tito.

Convênios